Neste espaço reunimos reflexões dos Curadores de Conhecimento, discussões sobre nossa amada metodologia, nossas experiências e também novidades!

Destaque

A escola como tempo para si

Para ir de encontro às coisas do mundo precisamos nos subtrair dele Vou começar com uma pergunta: você sabia que os gregos entendiam a escola como um espaço para o “tempo livre”? Segundo o filósofo argentino Walter Omar Kohan, quando os gregos criaram as escolas o intuito não era aprender, porque na visão deles se

Continue lendo
Destaque

Sua marca está pronta para “O País do São João”?

Muitas décadas de “País do Carnaval” fizeram das marcas que atuam no mercado brasileiro grandes experts em estratégia, planejamento, comunicação e todo tipo de ações para atuar na folia carnavalesca. Desde campanhas publicitárias premiadas a produtos desenvolvidos para esse período do ano, existe uma grande expectativa para aproveitar as oportunidades que o carnaval oferece nas

Continue lendo
Destaque

Fogo, fogo, fogo!!!

Está mais do que na hora de o mercado se ligar que estamos todos perdidos no meio da fumaça da IA. Em janeiro de 2022 começamos aqui na Ines um novo estudo contínuo sobre algoritmização do consumo. Percebendo os avanços da IA, a gente enxergou que não vai demorar muito para que as compras passem

Continue lendo
CASES

Projeto SOMOS: espaço de troca e fortalecimento de lideranças

Em 2011, ano em que comecei a trabalhar na Inês, se alguém me dissesse que alguns anos depois eu teria a oportunidade de participar de um projeto sobre liderança feminina para um cliente corporativo, desenvolvendo uma jornada exclusiva para mulheres na qual a gente pudesse se ouvir, dialogar, trocar conhecimento e se fortalecer numa rede

Continue lendo
PONTOS DE VISTA

O que a queda de população no Rio de Janeiro nos diz sobre o mercado carioca?

Os primeiros resultados do Censo 2022 apontam que a cidade maravilhosa perdeu mais de 100 mil habitantes na última década. Entre os motivos dessa queda estão os problemas de violência, crises de gestão pública, envelhecimento da população e, essencialmente, problemas econômicos. Desde 2010 nós estudamos o Rio de Janeiro dentro do nosso projeto contínuo chamado

ESPECIAIS

O que é uma boa liderança em 2024?

Em cada projeto da Inesplorato, nós, curadores de conhecimento, temos a oportunidade de testemunhar de perto diferentes práticas de nossos clientes (tanto aquelas evidentes quanto as silenciosas) e reconhecer a diferença que uma boa liderança traz para a qualidade das discussões e para o rumo dos negócios. Mas afinal, o que é uma boa liderança?

PONTOS DE VISTA

IA por osmose: como lidar com uma transformação radical e silenciosa?

O potencial de ferramentas e conteúdos baseados em inteligência artificial tem alcançado públicos até então alheios a esse debate. Nas últimas semanas, do ChatGPT à foto fake do Papa usando uma jaqueta puffer, as novidades chegaram a galope. Diante de tanta disrupção, as duas rotas mais comuns foram o encantamento ou o medo.  Mas as

PONTOS DE VISTA

Meio copo de equívocos

As expressões “copo meio cheio” e “copo meio vazio” geralmente são utilizadas para falar de otimismo ou pessimismo, de como olhamos para as coisas da vida. Como colecionamos perspectivas e formas de lidar diante das situações que nos encontram, podemos dizer que temos em nossas mãos a opção de ver as coisas por um ângulo

PONTOS DE VISTA

A riqueza e a potência do conhecimento plural

“Comprovado cientificamente”. A gente está sempre usando a ciência para validar muitos dos nossos argumentos, não é mesmo? Seja ao analisar uma bula de remédio, validar a importância de uma ideia ou projeto e até mesmo numa discussão na mesa de bar, logo jogamos um dado estatístico ou mencionamos algum relatório, experimento ou teoria para

PONTOS DE VISTA

3 erros invisíveis que lideranças cometem ao consumir informações

Nos últimos 12 anos, nós aqui da Inesplorato estivemos imersos no complexo ecossistema informacional das empresas. Como curadores de conhecimento, sentimos na pele os desafios de promover reflexões de qualidade no meio da correria do dia a dia corporativo.

PONTOS DE VISTA

O marasmo criativo da lógica sazonal

A lógica sazonal é uma criação do mercado, hoje preso em suas próprias narrativas. Para cada época ou data comemorativa, existe um imaginário embrenhado em nossa cultura formado por imagens que reduzem e pasteurizam a diversidade de experiências humanas que acontecem na vida real.