Publicado em 29/01/2025
Agentes de IA, muito em breve, serão os principais influenciadores e decisores de compra em diversas categorias de produtos.
Estamos acompanhando esse movimento desde 2022, quando ainda parecia uma ideia distante e hipotética. Mas o tempo passou, e essa realidade já bate à porta das empresas. Você está ouvindo esse alerta?
Nos últimos dias, a disputa entre EUA e China dominou as manchetes, trazendo mudanças relevantes para a geopolítica da tecnologia. Mas, enquanto o mundo olha para isso, há uma notícia que muda o seu negócio no curto prazo: o lançamento do Operator, um agente de IA capaz de realizar tarefas online com supervisão mínima do usuário.
Que tipos de tarefas? Todas aquelas que você faz no computador ou celular, incluindo pesquisar produtos, comparar serviços, tomar decisões de compra.
Desde que identificamos essa tendência em 2022, estudamos suas implicações e acompanhamos tentativas frustradas e até fraudulentas de tornar isso realidade. Especialistas alertavam que a integração entre APIs seria um grande obstáculo para a adoção desses agentes. Mas a OpenAI acabou de mudar esse jogo.
O Operator não depende mais de integração entre plataformas – ele simplesmente assume o controle do mouse e do teclado, eliminando barreiras técnicas. Isso muda tudo.
Vou deixar aqui a apresentação do Operator para você ver na prática o impacto dessa revolução.
Hoje, muitas empresas se beneficiam do fato de que as pessoas são compradoras ineficientes. A publicidade, como conhecemos, está prestes a se tornar obsoleta.
Afinal, por que as pessoas compram determinados produtos? Porque foram convencidas por narrativas emocionais, histórias bem contadas e, muitas vezes, factóides publicitários. No mundo ideal, o consumidor pesquisaria, compararia opções e ponderaria argumentos antes de tomar uma decisão. Mas quem tem tempo para isso em todas as compras do dia a dia?
Agora, esse trabalho será feito em segundos, por agentes de IA.
Isso significa que essas IAs vão decidir de forma mais técnica qual papel higiênico as pessoas usam, qual pasta de dente escolhem, onde vão jantar.
Empresas que vendem produtos ruins – mas que ainda sobrevivem porque dependem do consumidor desinformado – estão prestes a entrar em extinção.
1️⃣ Analise seu portfólio: se um robô tomasse a decisão, ele escolheria sua marca?
2️⃣ Reveja a forma como os dados dos seus produtos são disponibilizados: como as IAs acessam e comparam suas ofertas?
3️⃣ Entenda como vender para as IAs: elas serão os novos shoppers da sua categoria.
Estamos imersos nesse assunto desde 2022 e prontos para ajudar. Vamos nessa? O relógio está correndo mais rápido do que você imagina.
Sócia Fundadora da Inesplorato
Agentes de IA, muito em breve, serão os principais influenciadores e decisores de compra em diversas categorias de produtos. Estamos acompanhando esse movimento desde 2022, quando ainda parecia uma ideia distante e hipotética. Mas o tempo passou, e essa realidade já bate à porta das empresas. Você está ouvindo esse alerta? Nos últimos dias, a
Os primeiros resultados do Censo 2022 apontam que a cidade maravilhosa perdeu mais de 100 mil habitantes na última década. Entre os motivos dessa queda estão os problemas de violência, crises de gestão pública, envelhecimento da população e, essencialmente, problemas econômicos. Desde 2010 nós estudamos o Rio de Janeiro dentro do nosso projeto contínuo chamado
Muitas décadas de “País do Carnaval” fizeram das marcas que atuam no mercado brasileiro grandes experts em estratégia, planejamento, comunicação e todo tipo de ações para atuar na folia carnavalesca. Desde campanhas publicitárias premiadas a produtos desenvolvidos para esse período do ano, existe uma grande expectativa para aproveitar as oportunidades que o carnaval oferece nas
Em 2011, ano em que comecei a trabalhar na Inês, se alguém me dissesse que alguns anos depois eu teria a oportunidade de participar de um projeto sobre liderança feminina para um cliente corporativo, desenvolvendo uma jornada exclusiva para mulheres na qual a gente pudesse se ouvir, dialogar, trocar conhecimento e se fortalecer numa rede