Publicado em 05/03/2024
Para ir de encontro às coisas do mundo precisamos nos subtrair dele
Vou começar com uma pergunta: você sabia que os gregos entendiam a escola como um espaço para o “tempo livre”?
Segundo o filósofo argentino Walter Omar Kohan, quando os gregos criaram as escolas o intuito não era aprender, porque na visão deles se pode aprender em qualquer lugar. As escolas eram, portanto, um local para se ter um tempo livre da produtividade.
E daí que vem a palavra escola. Skholé é um tempo grego, que pode ser traduzido como “tempo livre”. É, também, a origem etimológica da palavra que conhecemos hoje e de sua tradução em muitas línguas: escuela, school, école, schule, scuola.
“As escolas foram criadas para liberar tempo da produtividade. Ou seja, uma escola para poder parar, pensar, estudar. (…) Um lugar para perder tempo, sem tempo regulado como temos hoje. Mas um tempo que se pergunta e que se pensa.” – diz Kohan.
Na modernidade ousamos dizer que o tempo Skholé é um tempo de trabalho sobre si, para um bem viver e para um saber viver para além dos valores dominantes da produção e da mercadoria. E ainda uma forma de alimentar o próprio repertório.
Fiz toda essa introdução filosófica para contar que 2024 chegou com uma grande novidade aqui na Inesplorato: ampliamos o escopo da Escola da Inesplorato. Queremos que ela seja cada vez mais um lugar para pensar, perguntar, explorar e compreender as múltiplas dinâmicas contemporâneas sem perder de vista os contextos históricos e sociais. Uma escola para a exploração segura, crítica e criativa dos mais diversos saberes.
Entre cursos curtos, longos e palestras, você vai encontrar Curadores de Conhecimento da Inesplorato como alunos e também como professores.
Diversificamos formatos, temáticas e professores para fomentar que os curadores da Inesplorato ampliem cada vez mais seus repertórios, ao passo que incentivamos outras pessoas a fazerem o mesmo, reservando um “tempo Skholé” para si próprios.
Nossos cursos, formações e palestras são para:
A agenda já está com matrículas abertas para os cursos, formações e palestras sobre design, discordância, discursos midiáticos, humor, colaboração, pesquisas, diálogos e muito mais.
Reunimos toda a programação neste site, que traz os detalhes dos temas que serão explorados no decorrer do ano. Passando por nossos já clássicos cursos de introdução e formação em curadoria de conhecimento, ao lançado em 2023 Liderança Insurgente, temos novidades que vão abordar temáticas sobre design, escrita, pesquisa, diálogos em espaços de trabalho, interpretação de discursos midiáticos e muito mais.
Se interessou? Entre lá no site, explore as possibilidades e, se desejar, nos chame para trocar ideias e te ajudar a encontrar as melhores opções para você.
Esperamos te encontrar muitas vezes ao longo de 2024. 🙂
Para ir de encontro às coisas do mundo precisamos nos subtrair dele Vou começar com uma pergunta: você sabia que os gregos entendiam a escola como um espaço para o “tempo livre”? Segundo o filósofo argentino Walter Omar Kohan, quando os gregos criaram as escolas o intuito não era aprender, porque na visão deles se
Muitas décadas de “País do Carnaval” fizeram das marcas que atuam no mercado brasileiro grandes experts em estratégia, planejamento, comunicação e todo tipo de ações para atuar na folia carnavalesca. Desde campanhas publicitárias premiadas a produtos desenvolvidos para esse período do ano, existe uma grande expectativa para aproveitar as oportunidades que o carnaval oferece nas
Está mais do que na hora de o mercado se ligar que estamos todos perdidos no meio da fumaça da IA. Em janeiro de 2022 começamos aqui na Ines um novo estudo contínuo sobre algoritmização do consumo. Percebendo os avanços da IA, a gente enxergou que não vai demorar muito para que as compras passem
Em 2011, ano em que comecei a trabalhar na Inês, se alguém me dissesse que alguns anos depois eu teria a oportunidade de participar de um projeto sobre liderança feminina para um cliente corporativo, desenvolvendo uma jornada exclusiva para mulheres na qual a gente pudesse se ouvir, dialogar, trocar conhecimento e se fortalecer numa rede