A relação da Inesplorato com a Globo é antiga. Desde 2011, ajudamos as marcas do grupo a manterem o dedo no pulso da sociedade. Em nossos bastidores, é comum a ideia de que a Globo é o cliente com as perguntas mais afiadas. A coragem e a curiosidade deste grupo já nos guiaram em diversos estudos exploratórios, onde levantamos dados e cruzamos as mais diversas ciências, para compreender temas como mobilidade, os bugs da comunicação humana, o mundo secreto das mulheres, as culturas brasileiras, o interesse humano e muitos outros temas.
Como as pessoas fazem escolhas?

Salto Livre – um projeto do GNT que traz reflexões transversais para todo tipo de negócio e marca.
Em meio a tantas possibilidades de consumo, garantir que uma marca seja escolhida pelo consumidor é uma das principais missões de gestores de negócios.
- Mas como essa escolha acontece?
- Até que ponto é possível influenciar a decisão humana?
- A autonomia e a liberdade de escolha são reais em um mundo repleto de influências?
Essas são algumas perguntas que direcionaram o estudo exploratório Salto Livre, realizado para o GNT em 2019 e que segue mais relevante do que nunca. Neste trabalho, mergulhamos fundo na neurociência, psicologia, filosofia, sociologia e nos estudos do consumo.
Os resultados do projeto foram transformados em um documentário de média-metragem, recheado de entrevistas com diversos especialistas e narrado por Mônica Martelli.
“Temos um orgulho imenso da nossa parceria com a Inesplorato. Os estudos que desenvolvemos têm sido um oxigênio especial para quando nos falta ar no cotidiano; não só para o nosso time como também para parceiros de negócio. Um grupo contagiante de profissionais super criativos!”
Fabiana Gabriel, gerente de marketing do GNT na época do projeto
Como as pessoas se comunicam?

Meia Palavra – um projeto do GNT que explica onde estão os bugs da comunicação contemporânea.
Ruídos de comunicação não são uma exceção, mas sim uma regra. Apesar das milhares de ferramentas que a humanidade tem hoje para se comunicar, transmitir e receber mensagens com qualidade e efetividade é um enorme desafio.
- Será que todo mundo sabe escutar?
- O que é preciso para compreender uma mensagem?
- Será que todo meio serve para todo tipo de intenção de comunicação?
- O que é preciso fazer para melhorar as trocas humanas e também as interações entre pessoas e marcas?
O Meia Palavra é um estudo exploratório essencial para empresas que querem potencializar sua capacidade de conexão com as pessoas. Mas também é um material incrível para repensar a comunicação a partir de uma perspectiva pessoal e humana.
Os resultados do projeto foram a base para a criação de uma série de aulas de comunicação – super divertidas, didáticas e, ao mesmo tempo, profundas – conduzidas por Astrid Fontenelle e Fábio Porchat. Não há como não sair transformado depois desse banho de ciência.
“Salvei os 7 episódios numa playlist para ver e rever, e compartilhei no Facebook. Os amigos estão adorando. Valeu, GNT! Grato!”
“Gente, amei a série de vídeos! Um ouro de conteúdo!!!”
“Mandaram muito bem nessa série GNT, vou compartilhar com todos os meus pares.”
Comentários feitos no Canal do GNT no Youtube

De onde vêm as tendências de produção de conteúdo?

Ginga POP – um projeto da plataforma Gente que apresenta os movimentos da cultura que fazem conteúdos bombar no Brasil de 2024 e 2025.
De onde vêm as trends? É comum que empresas brasileiras pensem que o futuro do que acontece no Brasil está sempre fora do país. Observar os movimentos culturais das grandes metrópoles globais é um caminho tradicional para tentar prever o futuro dos mercados. Mas este estudo foi feito para mostrar o contrário!
No mapeamento de tendências Ginga POP, mergulhamos com o time da plataforma Gente na cultura popular brasileira e mapeamos o que ela indica sobre as novidades no mundo do conteúdo.
Os resultados deste projeto você pode conferir no Gente.
E quando o desafio é lidar com muitas informações internas do negócio?
Outro tipo de projeto que já fizemos algumas vezes para a Globo é a revisão de histórico de pesquisas internas. Como o grupo investe fortemente em conhecimento, somos frequentemente acionados para analisar grandes volumes de relatórios e dados, identificando insights valiosos que contribuem para resolver desafios do negócio. Um tipo de trabalho delicioso de fazer com o repertório da Globo!

Equipe Inesplorato
Um grupo multidisciplinar e suas diferentes perspectivas.