Na Inesplorato, acreditamos que pensar bem é um passo essencial para fazer melhor. Nossa missão em cada projeto é transformar conhecimento em vantagem competitiva, ajudando empresas a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.
A Ambev, reconhecida por sua cultura pragmática e orientada a resultados, encontrou na nossa metodologia proprietária — a Curadoria de Conhecimento — uma ferramenta valiosa para alinhar suas marcas ao contexto cultural e potencializar seus investimentos.
Como traduzir arquétipos de marca para o espírito do tempo?

Projeto desenvolvido para a área de marketing da Spaten
Ao definir o arquétipo da marca Spaten, o time de marketing da Ambev se fez uma pergunta crucial: como esse arquétipo se manifesta na sociedade atual?
Para responder a esse desafio, realizamos um projeto de direcionamento de marca, explorando profundamente o arquétipo escolhido e conectando-o com as transformações culturais do momento.
- Criamos uma releitura contemporânea do arquétipo da marca, alinhada às dinâmicas sociais e culturais atuais.
- Desenvolvemos um guia prático para orientar as agências de publicidade na ativação consistente da marca.
- Identificamos oportunidades criativas que deram profundidade e autenticidade às campanhas.
- Mapeamos marcas e personalidades que compartilham os mesmos valores, criando referências tangíveis para as ações de Spaten.
O impacto? Spaten se tornou uma das marcas de maior crescimento no portfólio da Ambev. Em 2024, a empresa anunciou um crescimento de 400% desde sua chegada ao Brasil, em 2021. É claro que este sucesso é explicado por uma série de investimentos e esforços criativos, mas ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho está na base da construção de uma marca que avança com tanto sucesso.

Como otimizar investimentos identificando cidades-chave no Brasil?

Projeto desenvolvido para a área de vendas
Para tomar decisões mais certeiras na execução das marcas pelo Brasil, a Ambev precisava de um olhar estratégico sobre a influência das cidades no comportamento do consumidor. O objetivo era claro: mapear as cidades com maior impacto cultural para direcionar investimentos de forma mais eficiente.
- Analisamos dados de diversas fontes, incluindo bases do IBGE, para construir um mapa inédito de influência entre cidades brasileiras.
- Identificamos centros de influência muitas vezes subestimados, revelando oportunidades estratégicas para ampliação de mercado.
Com esse estudo, a Ambev conseguiu enxergar o Brasil de uma forma nova, permitindo que cada marca se conectasse de maneira mais profunda e autêntica com as culturas regionais.
“O Brasil é um país continental e nem sempre as estratégias nacionais são as mais eficazes localmente. Com o estudo de Cidades Brasileiras, conseguimos mapear impacto e influência cultural para ir além. O projeto foi usado tanto para o desenho de estratégias corporativas quanto pelos times regionais.”
Lia Dutra, líder da Ambev na época do projeto

Como maximizar o impacto das marcas na Copa do Mundo?

Projeto desenvolvido para a área de marketing
A Ambev tem uma longa história de conexão entre suas marcas e o futebol. Mas diante da Copa do Mundo no Catar, o desafio era ir além do óbvio: como garantir que os investimentos em comunicação trouxessem relevância cultural e engajamento genuíno dos consumidores?
Para isso, realizamos um estudo aprofundado de territórios de marca e promovemos um workshop estratégico com os times responsáveis pela ativação na Copa.
- Investigamos o significado e a evolução histórica da Copa do Mundo, compreendendo seus impactos na cultura global.
- Mapeamos as principais discussões e controvérsias em torno da Copa do Catar, antecipando desafios e oportunidades para as marcas da Ambev.
- Analisamos as campanhas mais eficazes de marcas ao longo das edições passadas para extrair aprendizados e insights estratégicos.
- Apontamos as principais narrativas que dariam o tom das conversas antes, durante e depois do evento.
Como resultado desse projeto, a Ambev construiu uma estratégia sólida para suas marcas na Copa do Mundo. O impacto foi evidente: segundo pesquisa da Stilingue, empresa de monitoramento de marcas online, Budweiser e Brahma foram as marcas mais mencionadas ao longo do evento.

Equipe Inesplorato
Um grupo multidisciplinar e suas diferentes perspectivas.