Publicado em 20/09/2022
Estreamos no mercado em 2010, e desde então a gente vem acompanhando como alguns temas ou conceitos tomam conta das empresas. Tratando de formas de segmentar as pessoas, habilidades que precisam ser desenvolvidas pelas lideranças, os temas com os quais todas as marcas precisam se conectar e sobre os quais todos estão falando, treinando times, ou até mesmo pautando decisões estratégicas de seus negócios e marcas nesses conceitos.
Mas, se pararmos para refletir um pouquinho sobre eles, é muito provável que nos deparemos com uma verdadeira intoxicação: conceitos superficiais respaldados em pouca, ou quase nenhuma, base teórica ou dados substanciosos.
Foi pensando nessa lacuna invisível para o mercado, mas latente para nós que, como curadores de conhecimento, decidimos contribuir para que esse ecossistema de informações e conceitos que circula nas empresas tivesse mais senso crítico, promovendo reflexões de qualidade no meio da correria do dia a dia corporativo.
Assim, em 2019, nasceu o Detox de Mercado, uma série de palestras oferecidas pela Inesplorato para repensar os conceitos que circulam dentro das empresas. A ideia é trazer reflexões em torno de questões como, será que esses conceitos estão ajudando a desenhar um presente e futuro conectados com a realidade? Ou apenas estão reproduzindo modelos tóxicos que não nos ajudam a evoluir individual e coletivamente?
Detox de mercado: Gerações
O primeiro tema que escolhemos para estrear o Detox de Mercado foi Gerações. Um tema com o qual nos deparávamos com certa constância, pois está super presente em diversas áreas corporativas, como Recursos Humanos, Marketing, Publicidade e Inovação. Todas as vezes que a gente via – e vemos até hoje – um relatório que agrupa as pessoas com nomes descolados e características estereotipadas a gente pensava: precisamos quebrar essa inércia! Pois novas gerações surgem no mercado a todo momento, com agrupamentos e definições que parecem fazer todo o sentido. Mas, na verdade, não fazem.
Para facilitar a vida, esses relatórios sobre millennials, Z e Y, entre outros, reduzem as características de uma geração em atributos comuns, assumindo que todas as pessoas que nascem no mesmo ano são parecidas. O “Detox de Mercado: Gerações” teve o intuito de problematizar essa questão, trazendo uma nova abordagem de como compreender gerações de maneira mais profunda e crítica.Para abordar esse tema tão complexo, fizemos uma analogia com o fast food! Afinal, não podemos consumir informação da mesma forma que comemos fast food, no piloto automático, buscando o mais prático, fácil e gostoso, e sem pensar nas consequências. Nosso objetivo, então, foi reeducar a dieta de conhecimento das empresas. Para o encontro que aconteceu presencial (alô, vida pré-pandemia!), desenhamos experiências lúdicas com a audiência com o objetivo de tirar as pessoas da inércia (servimos até um hambúrguer bem trash, mas delicioso).
Daria para abrir um parêntese enorme aqui e ficar horas falando das nossas descobertas, porém, isso é assunto para oooooutro post! (risos)
Por agora, a reflexão que deixo é que tomar consciência sobre os conceitos tóxicos que circulam no nosso meio pode nos ajudar a virar o jogo, por meio de conhecimento transformador que constrói uma sociedade melhor.
E, claro, já que a vida presencial está de volta, com certeza vamos planejar mais eventos e trocas como essa que comentei, continuando na nossa missão de desintoxicar o mercado.
Nos vemos por lá!
Curadora de Conhecimento
Para ir de encontro às coisas do mundo precisamos nos subtrair dele Vou começar com uma pergunta: você sabia que os gregos entendiam a escola como um espaço para o “tempo livre”? Segundo o filósofo argentino Walter Omar Kohan, quando os gregos criaram as escolas o intuito não era aprender, porque na visão deles se
Em cada projeto da Inesplorato, nós, curadores de conhecimento, temos a oportunidade de testemunhar de perto diferentes práticas de nossos clientes (tanto aquelas evidentes quanto as silenciosas) e reconhecer a diferença que uma boa liderança traz para a qualidade das discussões e para o rumo dos negócios. Mas afinal, o que é uma boa liderança?
Apesar de a maioria dos clientes da Inesplorato serem empresas de grande porte, os pequenos negócios sempre fizeram parte da nossa história. Primeiramente porque nós somos um pequeno negócio em essência e vivemos na pele os altos e baixos dessa aventura que é empreender. E, para além disso, desde 2010, rodamos três edições do Projetos
Estreamos no mercado em 2010, e desde então a gente vem acompanhando como alguns temas ou conceitos tomam conta das empresas. Tratando de formas de segmentar as pessoas, habilidades que precisam ser desenvolvidas pelas lideranças, os temas com os quais todas as marcas precisam se conectar e sobre os quais todos estão falando, treinando times,