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O marasmo criativo da lógica sazonal

09/09/2022

A lógica sazonal é uma criação do mercado, hoje preso em suas próprias narrativas. Para cada época ou data comemorativa, existe um imaginário embrenhado em nossa cultura formado por imagens que reduzem e pasteurizam a diversidade de experiências humanas que acontecem na vida real. No verão, a TV é tomada pelas praias e a diversão parece ter apenas um destino. Chega o dia das mães e a gente já sabe as histórias que serão contadas mesmo antes de uma propaganda começar. Não preciso nem falar do Natal, não é?

Pois bem, para romper com essa lógica, a gente acredita primeiro na importância do planejamento. Ter tempo para estudar, explorar possibilidades e dar espaço para que criativos bebam em outras fontes são premissas básicas, mas raramente cumpridas pelas marcas. A lista é longa de briefings que já recebemos por aqui com pedidos ansiosos por estudos temáticos, sobre datas comemorativas, poucas semanas (ou até dias) antes de uma campanha ter que entrar no ar.

Indo além do mínimo, a gente trabalha com nossos clientes em três caminhos:

  • Resgate da curiosidade

Um jeito prático para escapar do senso comum nos processos criativos é explorar novas perguntas. Investir no que não se sabe, em questionamentos que criam lugares de desconforto e enriquecem o repertório de quem precisa produzir ideias novas. Por exemplo, se o tema é verão, que tal investigar “como as férias escolares mudam a rotina de uma cidade?”.

  • Valorização da visão multidisciplinar

Combinar as diversas ciências e referências e criar oportunidades para o debate de pontos de vista são uma boa ferramenta para refrescar as ideias. O verão pode ser visto pelo olhar da História, das culturas indígenas, da neurociência, engenharia… Enfim, cada uma dessas frentes vai problematizar diferentes questões e explicar os porquês e como as coisas acontecem a partir de lugares variados.

  • Enfrentamento de problemas reais

A vida das pessoas está cheia de problemas concretos pedindo soluções. Não há melhor caminho para ganhar atenção ou emocionar do que melhorar a vida prática de seus consumidores. Por exemplo, você sabia que no verão, esse tempo imaginado como de pura diversão, as mães trabalham mais (se você é mãe, certeza que sabe)? Sabendo disso, o que sua marca pode fazer para ajudá-las?

A gente acredita que dessa combinação de caminhos nascem novos e poderosos insights. Aliás, o verão deste ano tem tudo para ser especial. Como estão os preparativos por aí?

Até mais,

Debora Emm

Founding Partner of Inesplorato

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