Publicado em 20/09/2022
Aqui na Ines, a gente lida diariamente com muitos conceitos e teorias. Por meio de pesquisas e dados de diversas fontes, a gente está processando informações o tempo todo. Uma atividade intensa e coletiva. Mas uma parte muito significativa desse processo é menos da ordem do pensamento e mais da ordem da emoção e do afeto, um trabalho também feito em equipe, cujo resultado alimenta a gente nos sentidos mais amplos dessa palavra: os almoços na casinha preparados pela Mida e a Jana.
A hora do almoço na Ines é sempre um momento de pausa, respiro e deleite, muito por conta das trocas entre as pessoas à mesa, uma comensalidade cheia de bons papos e humor. Mas se esse momento é especial isso se deve especialmente aos pratos preparados com muito cuidado, profissionalismo e excelência pelas duas. Com elas, nossos dias têm mais cores, cheiros e sabores.
Muito mais do que simples refeições
A Mida, nascida na Fazenda Tijuco, em Itiúba, na Bahia, trabalha com a gente desde 2014, embora tenha integrado o time da Inesplorato oficialmente em 2017. Ela é de casa, com toda a intimidade e conhecimento que uma relação assim, de longa data, pressupõe. Em mais de duas décadas de experiência profissional, a Mida se formou como chef de cozinha e vem aprimorando a sua prática desde então, inclusive se especializando em culinária nordestina – e o seu famoso acarajé é um dos carros-chefe do seu repertório, e uma das nossas paixões!
A Jana é alagoana, de Maceió, mas foi criada em São Paulo desde pequena. Ela trabalha com a gente desde 2011, mas foi no ano seguinte que ela iniciou o trabalho como cozinheira. Na sua experiência, ela já cozinhava para a família, muito inspirada pelos aprendizados do dia a dia. Porém, com a ajuda de uma especialista nessa fase inicial na Ines, ela aprimorou as técnicas e passou a se preocupar mais com o valor nutricional das refeições, por exemplo. Interessada em se aprofundar nesse campo, ela fez um curso específico na área de gastronomia.
Trabalhando em equipe, a Mida e a Jana observam em pequenos detalhes e gestos a grande diferença que o trabalho delas faz no dia a dia dos curadores da Ines. A sensação de que atingiram o objetivo de tornar mais leve os nossos dias, como se as refeições – de um feijão bem temperado a um bolinho de estudante docinho – fossem um abraço, um conforto. Sem dúvidas é por motivos assim que os especialistas nos estudos sobre comida são unânimes ao dizer que há memória e afeto em cada refeição. E a gente assina embaixo sem hesitar!
Mas além disso, segundo a Mida, aqui há uma liberdade de criação e um acolhimento sem restrições. O repertório dela, por exemplo, é gigantesco, mas no final das contas o que tanto ela quanto a Jana gostam é de fazer comida que as pessoas gostem de comer e de ver nossos olhos brilharem depois do almoço, seguindo o ritmo da tarde envolvidos no aroma de um bom cafezinho.
Parafraseando o poeta Manoel de Barros, a comida da Mida e da Jana é o belo trabalhado, é artesania! E a gente só tem a agradecê-las por tanto cuidado – uma palavra que está no DNA da Inesplorato.
E você, já pensou em como transformar sua pausa de almoço num momento de trocas genuínas?
Até mais,
Curador de Conhecimento
Para ir de encontro às coisas do mundo precisamos nos subtrair dele Vou começar com uma pergunta: você sabia que os gregos entendiam a escola como um espaço para o “tempo livre”? Segundo o filósofo argentino Walter Omar Kohan, quando os gregos criaram as escolas o intuito não era aprender, porque na visão deles se
Apesar de a maioria dos clientes da Inesplorato serem empresas de grande porte, os pequenos negócios sempre fizeram parte da nossa história. Primeiramente porque nós somos um pequeno negócio em essência e vivemos na pele os altos e baixos dessa aventura que é empreender. E, para além disso, desde 2010, rodamos três edições do Projetos
Estreamos no mercado em 2010, e desde então a gente vem acompanhando como alguns temas ou conceitos tomam conta das empresas. Tratando de formas de segmentar as pessoas, habilidades que precisam ser desenvolvidas pelas lideranças, os temas com os quais todas as marcas precisam se conectar e sobre os quais todos estão falando, treinando times,
Aqui na Ines, a gente lida diariamente com muitos conceitos e teorias. Por meio de pesquisas e dados de diversas fontes, a gente está processando informações o tempo todo. Uma atividade intensa e coletiva. Mas uma parte muito significativa desse processo é menos da ordem do pensamento e mais da ordem da emoção e do